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EVENTO EXCLUSIVO ASSOCIADOS: Ciclo de Debates Eleições 2022

O segmento de asseio e conservação é hoje um dos setores mais importantes da economia brasileira. Além do pagamento de milhões de impostos, o setor ainda é um dos que mais gera empregos, possuindo assim um papel de grande relevância dentro do cenário de desenvolvimento nacional.

No entanto, nosso setor não tem recebido a devida atenção em todas as esferas governamentais e legislativas e, com o objetivo de realizar um papel de protagonismo, assim como a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviço de Limpeza e Conservação, a Febrac, tem realizado, por meio da discussaõ sobre questões como a reforma tributária, entendemos que é necessário que haja o debate entre esfera pública e o setor de asseio.

Dentro deste contexto, o SEAC-PR está organizando o I Ciclo de Debates Eleições 2022, no qual vai promover encontros com candidatos a senadores, deputados federais e estaduais, de diferentes matrizes ideológicas e partidos, de forma a mostrar a esses candidatos quais são as necessidades do setor.

O Ciclo acontecerá de forma presencial na sede do SEAC-PR e também de forma virtual, ampliando assim a possibilidade de participação dos empresários que queiram exercer seus papéis de cidadãos e de agentes ativos da economia brasileira.

Ressaltamos a importância deste momento e a participação de todos. Um Brasil melhor só se fará se estivermos juntos!

I Ciclo de Debates Eleições 2022

Datas: 18 de julho (segunda-feira), 17 de agosto (quarta-feira), 31 de agosto (quarta-feira), 14 de setembro (quarta-feira e 26 de setembro (segunda-feira).
Horário: 17h às 18h
Local: SEAC-PR – Rua Lourenço Pinto, 196 – 5º andar – Centro.
Para a transmissão virtual, entrar em contato com o SEAC-PR, que enviará o link.

Para participar é necessário confirmar presença através do email: seac-pr@seac-pr.com.br ou pelo telefone 41 3323-1201

Cerimônia marca a posse do empresário Rogério Bueno de Queirós como presidente do SEAC-PR

Evento que marcou sucessão do empresário Adonai Arruda contou com a presença do vice-governador do Paraná e grandes nomes do setor de facilities do Brasil

Cerca de 100 pessoas estiveram reunidas na Fecomércio, em Curitiba, na cerimônia de posse do novo presidente do Sindicato de Empresas do Asseio e Conservação do Estado do Paraná, o SEAC-PR. Depois de mais de 20 anos à frente do Sindicato, o empresário Adonai Arruda fez a sucessão para Rogério Bueno de Queirós, presidente e diretor da empresa Elo Facilities. “O maior legado que recebo da história do SEAC-PR é a credibilidade, e isso devemos muito à história que o Adonai construiu. Por isso, nessa nova gestão, a ideia é fortalecer o setor e as entidades de classe, assumindo nosso papel de protagonistas na geração de emprego, renda e no desenvolvimento do país e lutando para honrar nossas trabalhadoras e trabalhadores, que mostraram, durante a pandemia, muita força, determinação e sobretudo valor”, disse o novo presidente.

A nova gestão chega com o desafio de lutar por interesses do setor e por pautas como o estatuto do menor aprendiz, das cotas para PCDs, mas, sobretudo por mais representatividade no que diz respeito às reformas tributárias e trabalhistas. “Temos que estar cada vez mais fortes para que deputados e senadores ouçam o setor e entendam que somos essenciais para o crescimento econômico”, reforçou Rogério.

O empresário Adonai Arruda, que já presidiu também a Federação mundial e nacional do setor, lembrou o quanto a ação unificada com entidades que representam os trabalhadores também fazem a diferença nessa luta. “O homem é um ser social. E sendo assim, ele só avança com a união. Assim, a economia também só se solidifica quando as pessoas se unem. Uma das conquistas do SEAC-PR, e que explica o avanço em diversas pautas do setor, é o bom relacionamento com representantes dos trabalhadores. E é essa característica que faz com o que o Paraná saia à frente no setor”, explicou Adonai.

O evento contou com a participação do vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana. “É muito importante termos essa confluência entre empresários e governo do Estado. O Paraná teve um dos maiores índices de geração de emprego, e muito se deve ao setor do asseio e conservação e facilities, que emprega milhares de pessoas e gera muitas oportunidades de crescimento”, disse o vice-governador.

Durante a posse da gestão 2022-2026, estiveram também presentes o presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviço, Febrac Nacional, Renato Fortuna Campos, o Superintendente Regional do trabalho e Previdência, Paulo Kroneis, o presidente da World Security Federation, Jerferson Simões, o presidente do Siemaco Curitiba e da Feaconspar, Manassés Oliveira, o presidente da Associação Comercial do paraná (ACP), Camilo Turmina, e do auditor fiscal e chefe da seção de relações do trabalho na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, Luis Fernando Busnardo.

Estados representados em Curitiba

Após a cerimônia de posse, presidentes dos SEACs de diversos estados e associados da Febrac participaram de uma Assembleia Geral que, entre outros assuntos, tratou de pautas como o Encontro Nacional de Empresas do Asseio e Conservação, o Eneac 2022, que acontece no mês de maio, a questão do teletrabalho para o setor, auxilia alimentação e PAT, o uso de máscaras, a questão do menor aprendiz e o RELP – Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional.

Rua XV de novembro vai ganhar grande ação de lavação profissional na noite de sábado (25)

22/06/2022


Cerca de 5 mil m² do famoso calçadão de Curitiba passará por processo que inclui raspagem de chicletes, varrição e aplicação de produtos profissionais 

Domingo a Rua XV de Novembro vai acordar mais bonita. Isso porque uma ação coordenada pela Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP) e a Associação Comercial do Paraná (ACP), com apoio do Sindicato das Empresas do Asseio e Conservação do Paraná (SEAC-PR) e Spartan do Brasil, vai levar para cerca de 5 mil m² do calçadão uma grande lavação profissional, que envolverá cerca de 50 pessoas. Além da já tradicional varrição pela qual o local passa diariamente, na ocasião será realizada a raspagem de chicletes do petit pavê e a aplicação de produto específico. Toda a operação terá início às 19h30 e previsão de término às 00h.

“Todo o nosso entorno precisa ser preservado para manter a animação do comércio. Por isso, a lavação das duas quadras servirá para que demais lojistas ao longo do calçadão busquem a preservação como meio de multiplicar o movimento em função da melhoria ao longo da via, tornando-a mais atraente para o ir e vir das pessoas”, disse Camilo Turmina, presidente da ACP.

Para que tudo aconteça de forma tranquila, a ação contará com a participação de 20 pessoas na coordenação, divididas entre equipes de limpeza e professores da FACOP. A limpeza estará dividida em cinco etapas, sendo a primeira delas a raspagem do piso para retirar os chicletes, a varrição para retirar as sujidades mais superficiais, a aplicação de produtos específicos que farão uma limpeza mais profunda, a esfregação do produto, e, na sequência, a retirada e enxágue com o uso de caminhões-pipa.

“Receber o convite da ACP para coordenar esse evento mostra o quanto a limpeza profissional é essencial. Estamos falando de valorização de uma categoria que está presente no nosso dia a dia, e poder proporcionar a revitalização de um espaço tão lindo quanto a Rua XV por meio de profissionais capacitados, técnicas, produtos e ferramentas é uma forma de dar protagonismo ao setor de limpeza e aos profissionais envolvidos nela”, conta Cássia Almeida, executiva da FACOP. A coordenação do evento estima que serão utilizados cerca de 40 litros de produto biodegradável, cedidos pela Spartan do Brasil para a realização da ação e que foram autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente.

 “O calçadão da Rua XV não é um calçadão sujo. Afinal, Curitiba é reconhecida entre tantas coisas pelo asseio. Mas essa é uma ação que será executada por profissionais com maquinários, produtos específicos e técnicas de limpeza profissional. É uma limpeza mais profunda, e a ideia é oferecer para os curitibanos que passam pela XV ainda mais orgulho da nossa cidade”, conta Rogério Bueno de Queirós, presidente do SEAC-PR, entidade que representa as empresas e profissionais que estarão atuando na ação.

Além do SEAC-PR, o evento terá o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Siemaco, da Guarda Municipal de Curitiba, da FAZ. As empresas que atuarão na limpeza são equipes da Verzani & Sandrini, Orbenk, Sanetran, Elo, Higiserv, Produserv, Obra Prima e Emparlimp.

Para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos, haverá a presença de técnicos de segurança do trabalho e a exigência do uso de EPIs, como óculos de proteção, capas, luvas, botas, entre outros. A ACP e a FACOP ainda disponibilizarão lanche para os envolvidos.

Serviço
Limpeza Profissional Rua XV de Novembro
Data: 25/06/2022 (sábado)
Horário: a partir das 19h30
Local: Rua XV de Novembro - trecho entre as ruas Presidentes Farias e Rua Monsenhor Celso.

UNIÃO E FORÇA PARA UM NOVO TEMPO

Um enorme legado. E determinação para continuar escrevendo uma história de sucesso. É desta maneira que a nova gestão do SEAC-PR chega ao Paraná a partir de 2022. Hoje, temos um sindicato estruturado, com sede própria, e com uma Convenção Coletiva de Trabalho flexível e moderna, antenada com as necessidades do mercado e com um amplo sistema de benefícios, de fundamental importância para os nossos trabalhadores. Essa foi uma Convenção construída ao longo de muitos anos de negociação, baseada na confiança e na lealdade de propósitos entre a parte patronal e a laboral. Podemos dizer que essa é a CCT da união, da tradição com a inovação, das necessidades dos trabalhadores, com as condições das empresas e dos mercados, da prevalência do bom segmento sobre os interesses particulares.

Ainda, não há como assumir esta gestão sem reconhecer e fazer referência a uma obra extraordinária, inovadora, transformadora. Estou falando da FACOP, Fundação que hoje não só é replicada em outros estados do Brasil, mas também por outros países, como é o caso do México. Transformar sonhos em realidade não é fácil. E o SEAC-PR, em parceria com o Siemaco Curitiba conseguiu realizar esse sonho, trazendo capacitação e treinamento para uma camada da sociedade que, por circunstâncias diversas, se veem privadas de oportunidades de aprendizagem.

Afinal, educar é transformar.

No que diz respeito à nova gestão, enfrentaremos desafios imensos, especialmente pelo momento conturbado e adverso que atravessamos no campo político-econômico no cenário nacional. Além de um cenário de polarização política, de pandemia e até mesmo de guerra, travaremos lutas como a reforma tributária, o Estatuto do Menor Aprendiz, a questão das cotas para PCDs, além de precisarmos lutar para o avanço da reforma trabalhista, que já está seriamente ameaçada, ora por decisões nos tribunais, ora por propostas eleitoreiras, descoladas da realidade nacional.

Nosso país precisa sair da “UTI das legislações estapafúrdias” e acabar com esse manicômio tributário e trabalhista que enfrentamos. Só assim haverá crescimento robusto, sustentável e com geração de emprego e renda.

Mas para mudarmos isso, prezados empresários, precisamos fortalecer nossas entidades de classe, assumirmos nosso papel como protagonistas. O segmento do asseio e conservação não pode se abster do direito de lutar pelos seus direitos. O primeiro dos motivos é a origem do setor, forjado por empreendedores que via de regra não são originários da elite do país. Não temos o poder econômico da indústria ou dos bancos, tampouco eles têm raízes tão fortes como as nossas.

Outro motivo está na força da nossa trabalhadora. Nossas agentes de saúde, antigas serventes de limpeza. Vivendo nas chamadas zonas de risco social, basta olhar para elas para vermos quanta força e determinação têm essas mulheres. E nós precisamos honrá-las, fazendo com que legisladores do país tenham o devido respeito com nosso segmento. Na pandemia, enquanto muitos estavam protegidos em suas casas, nossas trabalhadoras estavam nos hospitais, nas fábricas, executando suas funções de forma a auxiliar no combate ao vírus, que trouxe tanto sofrimento para tantas famílias.

Não queremos benesses. Não queremos privilégios. Não queremos regalias. QUEREMOS RESPEITO. Que as leis respeitem as particularidades desta atividade tão importante para o nosso país. Um segmento de alta relevância econômica e social, com a geração de milhões e milhões de empregos e tributos. Além disso, hoje somos a porta de entrada para o mercado de trabalho para muitos brasileiros.

Por isso te convido a jogar esse jogo conosco. Vamos juntos buscar UNIÃO e FORÇA para um novo tempo. Este será nosso lema.

Muito obrigado!

Rogério Bueno de Queirós - presidente do SEAC-PR

Mensagem de final de ano SEAC-PR: Adonai Arruda

Um ano de resiliência. Assim foi 2021. O ano em que a tão desejada vacinação ganhou força e trouxe novamente esperança para o nosso setor e para o mundo todo. Conseguimos vislumbrar novas possibilidades e uma nova realidade no mundo do trabalho e dos negócios. Repensamos nossos protocolos e retomamos atividades essenciais como é o caso da FACOP, que viu suas salas de aula novamente com alunos, de forma presencial e segura. Essa retomada trouxe um novo fôlego e, apesar de sabermos que a pandemia ainda não acabou, estamos mais preparados e orientados, conscientes do nosso papel no combate ao Covid.

Além disso, 2021 foi um ano de realizações na FACOP.

Nosso material EaD mais uma vez rompeu fronteiras, e ganhou forças em um momento em que as salas de aulas passaram a ser remotas. Os investimentos que já foram feitos nesse material provou o quanto a FACOP está sempre à frente do seu tempo, entendendo que o ensino a distância é um caminho sem volta, e que torna possível levar o conhecimento a locais e a profissionais que nem sempre têm a oportunidade de realiza-lo. Quanto orgulho deste material e de tudo o que ele já proporcionou ao setor do asseio. Entre uma das ações idealizadas pela Fundação é a parceria com o projeto Fraternidade sem Fronteiras, organização humanitária que realiza o acolhimento e traz novas possibilidades a refugiados. Nessa parceria, disponibilizamos os cursos EaD para que pessoas que tiveram que abandonar seus países tenham uma nova oportunidade no Brasil.

Ainda, a FACOP foi finalista do prêmio Sesi ODS, motivo de muito orgulho para todos os envolvidos, afinal, foram mais de 100 instituições inscritas e a FACOP ficou entre as cinco finais, com um projeto que ressaltava o valor do capital intelectual da Fundação na democratização da limpeza profissional em prol ao desenvolvimento sustentável. No projeto, foi abordado como a instituição agiu estrategicamente durante a pandemia para democratizar o acesso ao conhecimento na área da limpeza.

Dentre outros projetos desenvolvidos, o da interiorização da Central de Empregos também merece destaque, pois leva aos trabalhadores e empresas do Paraná a possibilidade de contar com seleção qualificada de profissionais, contando com o expertise da FACOP para profissionalizar ainda mais o setor do asseio. Essa é mais uma ação que só poderia acontecer graças à parceria que temos com o Siemaco.

A participação da FACOP na edição 100% digital da Higiexpo também fez história, ofertando conteúdo qualificado a um grande número de pessoas. Foram tantos acontecimentos, todos eles marcados pelo profissionalismo e pela dedicação de quem faz a FACOP dia a dia. Que alegria poder contar com um time como esse e poder enxergar essa história, que vem sendo trilhada com muito carinho, persistência, resiliência e pioneirismo.

Para os próximos anos, temos como objetivo continuar essa caminhada, cada vez com mais entusiasmo e inovação. O projeto do Museu da Limpeza Profissional será um desses projetos, que a partir de 2022 começa a contar com o apoio de empresas que desejem construir a história da limpeza profissional e, mais que isso, fazer história no setor do asseio e conservação.

Que seja um ano de grandes obstáculos. Estamos aqui resilientes para atravessar todos e, como sempre, atingirmos o êxito em tudo aquilo que nos propomos. 

6 pontos que farão da reforma tributária aliada do setor produtivo

Adonai Arruda*

A reforma tributária vem se tornando cada vez mais ponto de discussão entre o setor produtivo no Brasil. Reuniões, encontros, movimentos estão se formando em torno desta pauta que pode mudar a realidade econômica brasileira. O setor de serviços, grande responsável pela geração de emprego e renda no Brasil, é um dos que será afetado imensamente com a reforma, e, por isso, movimentos como o Simplifica Já, encabeçado pela Central Brasileira de Serviços (Cebrasse) e outras 118 entidades, incluindo as empresas do setor do asseio e conservação, vem colocando em pauta junto à Câmara, ao Senado e ao Executivo necessidades urgentes para a implantação de um sistema tributário mais simples, seguro moderno, transparente, justo e eficiente.

O Brasil é hoje um dos países com o maior número de tributos. Quando olhamos para setores como a área de limpeza e conservação, segundo maior empregador brasileiro com mais de dois milhões de trabalhadores com emprego formal em 13 mil empresas, fica quase impensável uma reforma que não tenha como objetivo desonerar a folha de pagamento e reduzir os custos de mão de obra. Só assim será possível gerar cada vez mais novos postos de trabalho e assim contribuir para o desenvolvimento do país.

Para que isso aconteça, diversos empresários vêm se reunindo, inclusive com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para apresentar propostas e criar um diálogo com o Executivo. Assim, foram criados grupos de trabalhos divididos por segmentos como educação, saúde, mão de obra intensiva para que uma proposta adequada a todos os setores aconteça. Como representante do setor de serviços, elencamos alguns pontos que farão desta reforma uma grande aliada do setor produtivo no Brasil, e são eles:

1 – Fortalecimento da autonomia de estados e municípios

É inegável que a estrutura federativa do país precisa ser revista. Assim, ofertar uma maior integração entre os entes autônomos e consequentemente mais qualidade no serviço prestado à população faz-se necessário. Para tal, é preciso acabar com a dependência dos fundos da União, assim como com o aumento da carga tributária.

2 – Estímulo à geração de emprego com a desoneração da folha

Hoje, o Brasil apresenta custos elevadíssimos com diversos encargos na folha de pagamento. Em um momento de crise pelo qual estamos passando, é preciso reverter esse quadro para que possamos retomar a economia.

3 – Não aumento da carga tributária, sobretudo para quem mais gera empregos

O aumento da carga tributária em setores como o de serviços e a agropecuária, por exemplo, pode gerar desemprego e sobrecarga nos orçamentos públicos. Por isso, defendemos uma melhor distribuição e redução da carga tributária a médio e longo prazo.

4 – Nacionalização da legislação e simplificação imediata e contínua das obrigações acessórias

Propõe-se aqui a unificação da legislação dos 27 ICMS e do ISS dos municípios, racionalização da legislação do PIS Cofins e investimento em tecnologia da informação. Com isso, será possível a criação de um cadastro único nacional e criação de Nota Fiscal Eletrônica de serviços nacionais, e também a criação de nota fiscal eletrônica de ICMS nacional, sendo que ambas terão um sistema de distribuição automática de arrecadação para os entes de federação.

5 – Justiça fiscal

Previsão de alíquotas reduzidas de ICMS quanto mais essencial for o bem de consumo.

6 – Modernização, integração e melhoria do relacionamento entre fisco e contribuinte

Proposta de um fisco cada vez mais profissionalizado agindo menos como litigante e mais como plataforma de relacionamento com o contribuinte

*Adonai Arruda é presidente do Sindicato das Empresas do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC-PR), diretor da holding Higiserv e presidente da Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities do Paraná (FACOP-PR).

SEAC-PR é uma das entidades escolhidas para representar o setor de serviços no Brasil em reunião com ministro da economia Paulo Guedes

A reunião vai discutir os impactos que a reforma tributária trará ao setor de serviços

O presidente do SEAC-PR, Adonai Arruda, participará, nesta sexta-feira (16), de um evento realizado junto ao ministro da economia, Paulo Guedes, para discutir os impactos que a reforma tributária trará ao setor de serviços. O encontro, que acontecerá com apenas 20 entidades selecionadas do Brasil todo, tem como objetivo levar ao governo federal preocupações como a reforma do Imposto de Renda, que pode vir a onerar ainda mais quem investe em atividades econômicas, como é o caso do setor de serviços.

“O Brasil precisa sim de uma reforma que ajude a criar um ambiente positivo para o investimento e para o desenvolvimento do país. Mas é preciso propor um equilíbrio no que diz respeito aos tributos. Somos o país que mais tributa na área de bens e serviços, no emprego formal e no lucro das empresas. É preciso estimular a retomada da economia, ainda mais neste período, e não dificultar ainda mais”, diz Adonai.

 

Covid-19: Profissionais e empresas do setor de limpeza correm risco de demissões em massa

Crise pode gerar prejuízo para milhares de trabalhadores e para a saúde pública

O avanço do novo Coronavírus no Brasil e as medidas para impedi-lo não só mudaram a rotina dos brasileiros e do mundo como também estão trazendo impactos que ainda não foram medidos, mas que já começam a se manifestar nos mais diversos setores. O isolamento social, popularmente chamado de quarentena, fez com que escolas, shoppings, comércios, repartições públicas fechassem suas portas por tempo indeterminado. E esse encerramento de atividades vai impactar diretamente um setor que está diariamente na linha de frente da batalha contra o avanço do Covid-19: o setor da limpeza.

“Entendemos que o momento é complicado para todos os setores. Mas os trabalhadores da limpeza são essenciais na manutenção da saúde dos ambientes. São eles os responsáveis por deixar nossos ambientes de trabalho livres de vírus. São profissionais essenciais. Além disso, são pessoas que fazem parte da base da pirâmide econômica, ou seja, são aqueles que mais precisam de assistência neste período”, explica o presidente do SEAC-PR, Sindicato das Empresas do Asseio e Conservação do Paraná, Adonai Arruda.

A maior preocupação do sindicato é que, com o fechamento das portas de empresas e órgãos públicos, contratos de prestação de serviço sejam suspensos e, consequentemente, os trabalhadores fiquem seus salários. “Hoje, dependendo do contrato de prestação de serviços, cerca de 80% do valor total pode ser destinado à folha de pagamento dos trabalhadores. Se tivermos a suspensão desses contratos, não conseguimos garantir a tranquilidade que esses profissionais precisam neste momento de crise. A maioria deles são mulheres que sustentam famílias inteiras, e este definitivamente não é o momento de deixá-los na mão”, reforça Manassés Oliveira, presidente do Siemaco, sindicato que representa os trabalhadores. Hoje, o Brasil que possui mais de 10 milhões de desempregados, pode ver essa taxa aumentar em mais de 20 milhões no pós-crise provocado pelo novo Coronavírus, segundo a previsão de especialistas.

Limpeza profissional como saída para prevenção

A preocupação com possíveis rompimentos de contrato não diz respeito somente à possibilidade de um alto número de demissões. Com a pandemia, o reconhecimento de profissionais que exercem funções básicas e essenciais vem ganhando força na internet. E o setor de limpeza, que engloba garis, coletores urbanos e profissionais de limpeza administrativa, hospitalar, entre outras também entram na categoria. 

“O trabalho desses profissionais é essencial. Lidamos com saúde diariamente quando entregamos bancos, escolas, leitos hospitalares limpos e esterilizados para uso da população. Se não fossem esses profissionais, o caos estaria instalado e, por isso, pedimos apoio dos setores público e privado no sentido de não interromperem os contratos agora para então podermos dar segurança à categoria”, finaliza Adonai.

Sobre o setor do asseio e conservação

Empregando mais de 70 mil profissionais no Paraná, o setor do asseio compreende áreas como portaria, zeladoria, coleta urbana, serventes, merendeiras, camareiros, auxiliar de cozinha, jardineiros, entre outras. O setor historicamente é um dos que abriu os caminhos para a terceirização, e possui forte atuação no Paraná, com sindicatos patronal e laboral unidos ao contrário de muitas outras categorias. Essa união das categorias – empresas e trabalhadores – já trouxe inúmeras iniciativas que beneficiam o setor como um todo, entre elas a criação da primeira fundação educacional voltada para o setor, a FACOP, que oferece cursos de capacitação gratuitos aos profissionais do asseio. 


#Todos contra o Corona e Contra o Desemprego

Os sindicatos das empresas (SEAC-PR) e dos trabalhadores (Siemaco Curitiba) do setor do asseio e conservação, que hoje emprega quase 70 mil de trabalhadores na área da limpeza do Paraná, vêm a público demonstrar profunda preocupação com a situação desses profissionais. 

Com o avanço do Covid-19, muitos contratos de prestação de serviços na área estão sendo suspensos ou cancelados, o que poderá ocasionar o desemprego de milhares de trabalhadores que estão também na linha de frente da batalha contra os avanços da doença.

O asseio é fundamental para a saúde da população. É um serviço de grande valor apesar de grande parte dos trabalhadores estar na base da pirâmide econômica com remuneração próxima ao salário-mínimo. 

Neste momento, visando a um bem maior, unimos empregadores e trabalhadores para solicitar aos setores públicos e privados que dispensem os mais elevados esforços para a MANUTENÇÃO OS CONTRATOS visando dar tranquilidade a esses trabalhadores, responsáveis por limpezas de locais como as cidades, hospitais, escolas, shoppings, mercados e diversos outros ambientes.


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